O Trem de Prata circulou por décadas ligando o Rio à São Paulo, nessas fotos da década de '60 mostram o interior e a parte externa do trem, que era considerado de auto luxo, tendo cabines particulares executivas e classe econômica, mostrada na primeira foto.
Era bastante utilizado, levava aproximadamente 8 horas até a Estação da Luz, em São Paulo. Os preços custavam de 120 reais à 360 reais, na década de '90.
Depois do barateamento das passagens de avião, o sistema (que já estava comprometido) resolveu fazer sua última viagem em 1998. A má conservação das estradas de ferro prejudicava muito a viagem, tornando-a cansativa e não confiável.
Assista aqui, um vídeo gravado em 1995, do Trem de Prata em pleno funcionamento, dentro e fora do trem.
VIajei, certa vez, nas cabines, dormindo boa parte do tempo. O valor devia ser em cruzeiros.
ResponderExcluirNão confunda o Trem de Prata com o Santa Cruz, eram serviços diferentes, usando o mesmo material rodante. O trem operado pela Central do Brasil e depois RFFSA desde 1950 se chamava Santa Cruz, tinha mais de um horário por dia e dispunha tanto de cabines quanto de poltronas comuns. Durou até os anos 80. "Trem de Prata" foi o nome adotado na tentativa de reativar a ligação ferroviária Rio-SP nos anos 90, num serviço de luxo, apenas com cabines, numa viagem mais demorada e apenas noturna. Tinha o slogan de "Hotel sobre trilhos" e era operado por uma agência de turismo que alugava as composições.
ResponderExcluirParabéns, Rômulo, pelo novo blog ! Serei frequentador assíduo, já que aprendemos muito sobre o Rio Antigo que tanto admiramos !
ResponderExcluir